Ansiedade

Ansiedade Generalizada

O Que é?

A Ansiedade Generalizada, nome clínico da ansiedade, é a preocupação excessiva que dura mais de seis meses e desencadeia sintomas físicos e mentais, interferindo no dia a dia e na vida de quem sofre com o transtorno.

Sintomas:

Os sintomas físicos da ansiedade são fonte de sofrimento para quem convive com o problema e sinalizam quando a preocupação normal se torna algo bem mais grave. Os principais são náusea, diarreia, boca seca, respiração acelerada, tensão muscular, tremores, insônia, vertigem, suor excessivo, dor no peito e palpitações.

Sintomas Psicológicos:

​Os sintomas psicológicos, apesar de serem mais silenciosos que os físicos, são igualmente impactantes e podem ajudar no diagnóstico da ansiedade. Confira alguns deles: baixa autoestima, constante preocupação, pensamentos negativos, irritabilidade, medos irracionais e angústia.

Tratamento:

A psicoterapia costuma ser o tratamento mais indicado, ajudando o indivíduo a descobrir as causas, melhorar sua resposta às situações e a desenvolver hábitos que melhorem esse quadro, como uma alimentação mais balanceada e a prática de exercícios.
Em casos mais avançados, pode ser necessário também o tratamento com medicamentos, até mesmo para ajudar o ansioso a ter ânimo para levar a terapia adiante.

Você tem alguma pergunta? Mande um e-mail para nós. Clique aqui.

CRM 97.264

Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina) com residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPQ – FMUSP).

CONSULTÓRIO:

Rua Maria Figueiredo 595 conj. 63/64 Paraíso, São Paulo SP