Ansiedade e nervosismo: você sabe a diferença entre os dois e como controlar?

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Na maioria das vezes em que se fala de saúde mental, ansiedade e nervosismo são as condições mais citadas. Sentir-se nervoso ou ansioso é comum e, praticamente, todas as pessoas já passaram por situações dessa natureza. O que poucos sabem é que se tratam de sensações semelhantes, porém com algumas diferenças determinantes.

Um modo prático de distinguir ambos os sentimentos é levar o seguinte pensamento em consideração: se você se sente nervoso durante um episódio de estresse, quando o o fator desencadeador do estresse desaparece, o nervosismo também cessa. No entanto, a ansiedade não, ela continua lá incomodando a mente da pessoa ansiosa.

A seguir mostraremos os sintomas e como controlar tanto a ansiedade quanto o nervosismo.

Veja os sintomas do nervosismo

Esse sentimento faz com que as pessoas apresentem os seguintes sintomas:

  • agitação;
  • euforia;
  • aumento dos batimentos cardíacos;
  • dores musculares;
  • presença de sentimentos negativos como raiva e ódio.

O nervosismo, geralmente, aparece em uma situação de estresse, como pressão para cumprir metas no trabalho ou um engarrafamento no trânsito. Falando de maneira popular e direta, trata-se de uma condição fisiológica natural.

Saiba como controlar o nervosismo                               

Aprender a lidar com esse sentimento é muito importante e requer modulações diárias. Diferentemente do que muitos acreditam, controlar essa sensação é muito fácil. Veja os passos a seguir:

1. Conheça a causa

O primeiro passo para controlar é saber qual o gatilho de início e a melhor forma de lidar com a situação. Trânsito, excesso de trabalho e discussões são as principais causas do nervosismo. Dessa forma, tomar medidas de antecipação e planejar a sua rotina de forma mais saudável é uma ótima maneira de controlar o nervosismo.

2. Use soluções imediatas

Ouvir músicas de sua banda favorita no trânsito é uma ótima forma de controlar o nervosismo causado pelo congestionamento. Assim como não querer agradar a todos no trabalho e não se envolver em discussões desnecessárias são ótimas maneiras de não deixar que o sentimento se estabeleça.

Entenda os sinais de ansiedade

A pessoa ansiosa, geralmente, apresenta sinais bastante característicos. Os principais são:

  • sensação constante de que algo ruim vai acontecer;
  • angústia constante;
  • dores de cabeça;
  • desenvolvimento de problemas físicos sem causas aparente, como dor de barriga e alergias;
  • falta de ar;
  • insônia.

A sensação de ansiedade muitas vezes pode atrapalhar a pessoa na realização de simples tarefas cotidianas, como ir trabalhar ou, até mesmo, encontrar amigos e familiares.

Aprenda maneiras para conter a ansiedade

Esse sentimento pode ser controlado de diferentes maneiras. Confira as melhores a seguir:

1. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios é uma grande aliada para o ansioso, uma vez que libera hormônios e neurotransmissores ligados ao bem-estar, como endorfina e serotonina, por exemplo.

2. Use técnicas de relaxamento

Investir em técnicas de relaxamento, como respiração, ioga ou pilates auxiliam na oxigenação cerebral, diminuindo os batimentos cardíacos e trazendo mais relaxamento.

3. Consuma alimentos funcionais

Alimentos ricos em triptofano – um aminoácido específico, auxiliam na liberação de serotonina e causam relaxamento e bem-estar generalizado. Banana e chocolate são boas opções. Chás tranquilizantes, como camomila, erva doce e mulungu também são excelentes alternativas.

4. Atente-se aos seus pensamentos

Nossos pensamentos são poderosos e podem nos fazer sentir tristes ou felizes. Por isso, evite pensamentos negativos e tente sempre focar em boas lembranças e planos futuros para a vida.

Não deixe que ansiedade e nervosismo te afetem

Ser abalado por quadros de ansiedade e nervosismo é algo muito comum. Algumas pessoas conseguem lidar com isso de modo solitário, porém outras precisam de ajuda. Não há problema algum em pedir auxílio de profissionais nessas situações.

Se você se sente nervoso ou ansioso e não consegue lidar com esses sentimentos, entre em contato conosco. Vamos auxiliar você a controlar seus pensamentos e viver a vida com mais qualidade!

Dra Karine Cunha

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O blog Dra Karine Cunha oferece os melhores conteúdos dedicados à saúde mental.

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