Como escolher um psiquiatra de confiança?

4 minutos para ler

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, 46 milhões de pessoas sofrem com esse tipo de problema.

Uma das principais dúvidas dos pacientes é como escolher um psiquiatra. Muitas vezes essa escolha é tardia, prejudicando o tratamento. Não podemos deixar de mencionar que muitas pessoas têm dificuldade em entender a necessidade de contar com a ajuda de especialistas.

É preciso deixar claro que qualquer tipo de sofrimento psíquico pode atrapalhar a vida de um indivíduo. Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como escolher um psiquiatra de confiança.

Procure psiquiatras atualizados

O mundo contemporâneo está passando por grandes mudanças, assim como a medicina. Novas doenças, sintomas diferentes e, até mesmo, novos tratamentos surgem a cada dia.

Para estar por dentro das mudanças e oferecer um tratamento adequado é preciso contar com psiquiatras atualizados. Profissionais que participem regularmente de cursos, pesquisas, palestras e eventos da área são os que estão por dentro das novidades.

Verifique o custo do profissional

Outro ponto a ser levado em consideração no momento de escolher um psiquiatra está na análise do seu orçamento. É preciso se certificar de que o custo do profissional se encaixa no orçamento, sem se esquecer da regularidade necessária ao tratamento.

Os psiquiatras não costumam levar em consideração o sistema de retorno, como outros médicos. Isso ocorre pelo fato de as consultas serem longas e a frequência mínima de atendimento ser mensal. O profissional deve deixar claro essas informações na primeira consulta, como se fosse um contrato.

Busque indicação de médicos e outros profissionais

Assim como qualquer outro tipo de serviço, a escolha de um psiquiatra também pode ser realizada pela indicação de médico ou de outros profissionais de saúde. Obviamente, podem-se procurar informações com pacientes que já passaram por tratamento com determinados profissionais, identificando algumas características e particularidades.

É importante deixar claro que não existe um controle rígido na abertura de faculdades de Medicina no Brasil. Sendo assim, ter um diploma médico e concluir uma residência não é motivo suficiente para garantir a formação de um bom psiquiatra. Lembre-se disso antes de contratar um profissional.

Tenha certeza de que os horários do psiquiatra serão compatíveis com os seus

O tratamento psiquiátrico se relaciona com doenças crônicas, fazendo com que as consultas sejam frequentes e recorrentes. Esse é o segredo do sucesso do tratamento terapêutico.

Sendo assim, é preciso contar com um profissional que tenha horários que sejam compatíveis com os seus, principalmente por conta da periodicidade das consultas. Se os horários do psiquiatra não se adaptarem à sua agenda, você terá grandes chances de abandonar o tratamento.

Além da questão do horário, é preciso contar com uma boa relação médico-paciente, principalmente por conta das informações que poderão ser relatadas nas consultas. Então, conte com um profissional que seja de sua confiança.

Saiba o momento certo de pedir ajuda

Obviamente, o processo de escolha do psiquiatra deve ser feito no momento certo. Alguns “sintomas” devem ser observados, principalmente aqueles que prejudicam sua vida profissional, social, familiar e conjugal. Sendo assim, fique atento aos seguintes sentimentos/sintomas:

  • pensamentos de morte;
  • planejamento de suicídio;
  • alucinações;
  • alterações de memória;
  • alterações no sono;
  • compulsões (compras excessivas, sexo, manias de limpeza, entre outros);
  • delírios;
  • irritabilidade intensa;
  • ansiedade extrema;
  • medo intenso.

Saber como escolher um psiquiatra de confiança é fundamental para solucionar seus problemas. Atente-se a esse processo para garantir uma vida mais tranquila e sem estresse. Pense nisso.

E aí, gostou do nosso artigo? Já sabe como escolher um psiquiatra que se encaixe da melhor forma ao seu perfil? Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco que teremos prazer em te ajudar!

Dra Karine Cunha

Sobre

O blog Dra Karine Cunha oferece os melhores conteúdos dedicados à saúde mental.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This