Como tratar sua insônia de uma vez por todas?

3 minutos para ler

A insônia é um problema muito comum e afeta a vida de milhares de pessoas. Ela é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono ou de se manter adormecido. E ela não afeta apenas as nossas noites, mas também a produtividade no dia a dia.

Você se prepara para dormir, mas o sono simplesmente não vem. E, com isso, surge uma enorme frustração. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que a insônia pode ter várias causas e tratamentos bastante efetivos.

Neste texto, vamos falar sobre como diagnosticar a sua insônia e como tratá-la para ter um sono de qualidade. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente!

O que pode influenciar a qualidade do sono?

A insônia pode ser classificada como primária, ou seja, quando não ocorre devido a nenhuma doença, ou secundária, quando causada por alguma patologia. É preciso entender quais são as causas desta dificuldade para dormir, estabelecer um correto diagnóstico e um tratamento eficiente.

Vários fatores podem alterar a qualidade do seu sono, os mais comuns são:

  • estresse e depressão;

  • mudanças hormonais;

  • abuso de drogas lícitas e ilícitas;

  • maus hábitos de sono;

  • mudanças de fuso horário;

  • envelhecimento;

  • uso por muito tempo de medicações para dormir;

Todas essas causas devem ser avaliadas pelo psiquiatra, a fim de buscar uma resolução para o quadro e melhorar a sua qualidade do sono.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico das causas de insônia deve ser feito através de uma avaliação detalhada do psiquiatra. Esse profissional consegue observar o seu padrão de sono, quais medicamentos você usa, o nível de estresse em que você se encontra, se você utiliza bebidas alcoólicas em excesso e se pratica atividade física.

Tudo isso é baseado em parâmetros individuais, já que cada pessoa necessita de uma quantidade diferente de horas de sono e passa por situações distintas que provocam sua insônia.

Quais são os tratamentos?

A insônia pode ser resolvida com mudanças simples que fazemos em nossas vidas. Nos casos em que ela não é causada por doenças é possível solucionar este problema rapidamente, apenas com mudanças de alguns hábitos que atrapalham a qualidade do nosso descanso. Isso é chamado de higiene do sono.

É possível começar transformando o seu quarto em um ambiente calmo e aconchegante. Evite que luzes acesas e barulhos possam te atrapalhar. E o mesmo também vale para os aparelhos de televisão. Desligue o celular, pois seu uso antes de dormir pode te atrapalhar a cair no sono.

Faça exercícios físicos regularmente, já que eles aliviam o estresse cotidiano e melhoram a qualidade da sua noite de sono. Coma alimentos mais saudáveis e leves antes de dormir, e tente deitar e acordar mais cedo.

Agora que você já sabe como melhorar a sua insônia, procure um bom psiquiatra que possa te orientar corretamente no enfrentamento desse problema. Lembre-se que a qualidade do sono afeta todos os aspectos do nosso dia a dia, e sua melhora pode ser a chave para alcançar o sucesso em todos os aspectos de sua vida!

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre como tratar a sua insônia de uma vez por todas? Então compartilhe o nosso artigo nas redes sociais e deixe todos os seus amigos por dentro dos nossos conteúdos!

Dra Karine Cunha

Sobre

O blog Dra Karine Cunha oferece os melhores conteúdos dedicados à saúde mental.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This