Conheça as principais formas de tratamentos para anorexia

4 minutos para ler

A anorexia é uma doença silenciosa, que requer atenção antes que cause um impacto significativo na saúde do paciente. Quem sofre com esse distúrbio se enxerga constantemente fora de forma, desenvolvendo uma fixação pelo emagrecimento. A boa notícia é que existe cura!

Se feitos corretamente, os tratamentos para anorexia são eficazes em devolver a vida da pessoa à normalidade. Eles têm várias etapas, com objetivos distintos: o restabelecimento do peso, a normalização dos hábitos alimentares e o apoio ao paciente para que volte a se enxergar de forma saudável.

Então, quer entender melhor cada uma delas? Pois é disso que trataremos neste post. Continue lendo e confira tudo sobre o tratamento da anorexia!

O que causa a anorexia e as suas consequências?

Ainda se desconhece as causas precisas para o desenvolvimento da anorexia. Tanto fatores ambientais quanto biológicos influenciam o quadro, podendo inclusive ser influenciados pela genética.

O que já se sabe é que, por ser um distúrbio de imagem, a anorexia se desenvolve no campo psicológico. Geralmente, o agravamento de um quadro de ansiedade provocado por esse desencontro com a realidade leva o paciente a um ciclo vicioso de tentar emagrecer cada vez mais.

Como tende a diminuir cada vez mais o seu consumo de calorias, o corpo da pessoa passa a perder energia e a se enfraquecer. Assim, ele diminui bastante de peso, os ossos perdem consistência e os músculos ficam desgastados, desequilibrando todo o seu metabolismo.

Quais são os principais tratamentos para anorexia?

Muitos que sofrem de anorexia têm como principal barreira a ser enfrentada a inabilidade de reconhecer que estão com o problema. É por isso que o acompanhamento de familiares e amigos é essencial para levar ao diagnóstico. A partir disso, pode-se dar início aos tratamentos.

Acompanhamento médico

A terapêutica dessa doença é multidisciplinar, ou seja, requer profissionais de mais de uma área médica para ser conduzida. De início, são necessários os serviços de um psicólogo e de um nutricionista, para avaliar o quadro e aplicar o tratamento adequado.

Enquanto a psicoterapia foca em tratar a forma como o paciente se enxerga e desvendar os gatilhos que causaram a doença, o nutricionista se encarrega de implementar uma reeducação alimentar adequada a cada caso.

Permanência curta em hospital

Em alguns casos, pode ser necessária uma internação hospitalar. O objetivo principal é o de implementar um acompanhamento bem próximo da alimentação do paciente, por meio de um programa diário prescrito pelo nutricionista e acompanhado médico.

Essa permanência no hospital costuma ser bastante curta, já que serve apenas para que haja um controle mais rígido a respeito do restabelecimento dos hábitos alimentares saudáveis do paciente.

Uso de estimulantes de apetite

Não se alimentar é algo que causa um déficit nutricional bastante grave no paciente. Por isso, para restabelecer  um apetite normal, também há tratamentos para anorexia que fazem uso de estimulantes. Sua principal função é intensificar a ingestão de calorias para ganho de peso.

Assim como qualquer outro tipo de solução, trata-se de algo que deve ser recomendado pelo médico apenas após uma avaliação aprofundada do quadro.

Redução de atividades físicas

Em geral, atividades físicas estão diretamente associadas à qualidade de vida, mas o cenário é outro quando se trata de anorexia. Muitas vezes, é preciso restringir esses exercícios por um tempo determinado pelo médico, para evitar mais perda de peso. Somente quando houver uma estabilização do índice de massa corporal do paciente é que será recomendado o retorno às atividades físicas regulares.

Por fim, vale a pena reforçar: como com qualquer outro tipo de doença, os tratamentos para anorexia devem ser prescritos por profissionais médicos qualificados. Como vimos, trata-se de um quadro que requer esforços em várias áreas, portanto, é importante que as diretrizes corretas sejam seguidas em todas as etapas.

Gostou deste artigo? Então, fique por dentro de mais informações importantes sobre a sua saúde: acompanhe nossos próximos conteúdos pelo Facebook e Instagram!

Dra Karine Cunha

Sobre

O blog Dra Karine Cunha oferece os melhores conteúdos dedicados à saúde mental.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This