É muito comum ver retratos exagerados do alcoolismo na mídia, seja em novelas ou em filmes. Isso faz com que se torne difícil de identificar o problema quando ele está mais perto de nós. Por esse motivo, é preciso conhecer bem quais são os sintomas de alcoolismo.

O alcoolismo é um termo usado para se referir à dependência ou ao vício em álcool. Quem sofre desse problema tem compulsão por bebidas alcoólicas, não consegue parar de beber por vontade própria e até desenvolve uma tolerância cada vez maior aos efeitos do álcool. Isso contribui para que essas pessoas bebam mais e mais, agravando o problema.

Por ser um problema físico e mental, o alcoolismo se manifesta a partir de sintomas nessas duas áreas. Portanto, é necessário ficar de olho no comportamento da pessoa para identificar um sinal de alerta e, assim, garantir que ela receba a ajuda necessária para tratar o problema.

Veja a seguir quais são os 8 principais sintomas de alcoolismo e as características deles.

1. Compulsão pela bebida

O sintoma do alcoolismo mais famoso e fácil de identificar é a necessidade compulsória e incontrolável de consumir álcool. A pessoa se torna incapaz de viver sem a bebida, tornando-se progressivamente dependente do álcool no seu dia a dia.

2. Dificuldade de controlar o consumo

Outro sintoma do alcoolismo é a incapacidade de parar uma vez que começou a beber. Quem sofre desse problema é levado à bebida por conta da compulsão por ela e permanece nesse consumo contínuo sem intenção de parar.

3. Tolerância cada vez maior

Quem sofre de alcoolismo também passa a perceber que se torna cada vez mais difícil obter o efeito desejado ao consumir álcool, o que exige doses maiores. Essa tolerância faz com que o consumo do álcool aumente progressivamente.

4. Beber em isolamento

Quem sofre de alcoolismo busca saciar a compulsão pela bebida em toda oportunidade que puder, mesmo que seja sozinho. É comum que essas pessoas criem o hábito de beber em isolamento, em vez de somente em ocasiões sociais.

5. Má alimentação

O alcoolismo também pode afetar a alimentação de quem sofre com esse problema. É comum que a dieta fique alterada, com refeições cada vez mais espaçadas e insuficientes.

6. Agressividade

Reagir de forma agressiva às pessoas e aos eventos é outro dos sintomas de alcoolismo. A pessoa também pode se tornar agressiva se alguém fizer alguma referência à compulsão dela pela bebida.

7. Mau rendimento

Pode ser um sinal de alerta em relação ao alcoolismo se a pessoa começa a ter o seu rendimento comprometido nos estudos ou no trabalho. No geral, isso acontece porque a prioridade dela passa a ser beber, comprometendo o restante dos seus compromissos.

8. Sintomas de abstinência

Seja ao tentar parar de beber ou simplesmente ao se afastar da bebida por determinado tempo, a pessoa tende a desenvolver sintomas de abstinência. É o caso de náuseas, suor, tremores, paranoia, alucinações e sensação de ansiedade.

Ao reconhecer os sintomas de alcoolismo, fica mais fácil identificar o problema e obter ajuda. Aproveite as informações deste artigo para evitar que a situação se agrave.

Continue acompanhando mais conteúdos relacionados à saúde mental. Basta cadastrar o seu e-mail na nossa newsletter e receber os artigos diretamente na sua caixa de entrada!