Dra. Karine Cunha

Quando pensamos em saúde, logo nos vem à cabeça apenas estar bem fisicamente, não é mesmo? Mas uma vida realmente saudável também envolve cuidar de nossa mente com o mesmo apuro que devemos cuidar do corpo.

Esse conceito menos amplo de saúde acaba prejudicando a qualidade de vida da população: só no Brasil, 23 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental e a maioria não procura o tratamento adequado.

Quer saber mais sobre a importância da sua saúde mental e como cuidar dela para evitar entrar nessa estatística? Confira as dicas que preparamos!

Por que cuidar da saúde mental?

Descuidar da saúde mental prejudica não só o bem-estar, mas afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa. Sem ela não é possível ter uma vida profissional bem-sucedida, viver em sociedade e em família. Além disso, a falta dela pode ajudar no desenvolvimento de problemas sérios como ansiedade, depressão e o estresse.

Como fazer isso?

Agora que você já sabe a importância de manter sua saúde mental sempre em dia, vamos passar, a seguir, algumas dicas para você se cuidar nesse sentido. Vamos lá?

Cuide da alimentação

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter o peso estável e impedir doenças como o Diabetes, tendo ainda grande influência sobre o seu estado mental. Alimentos industrializados com açúcar em excesso, por exemplo, desencadeiam ansiedade e depressão.

O ideal é investir em opções de proteínas saudáveis — como frango, peixe e feijão —, fibras, verduras e frutas, lembrando sempre de se alimentar de 3 em 3 horas, sem pular refeições.

Pratique atividades físicas

Mente sã, corpo são. E vice-versa! Para dormir melhor, ter mais autoestima e disposição, é indispensável a prática de atividades físicas. Seja uma corrida, academia, uma simples caminhada de 30 minutos: o importante é não negligenciar seu corpo, que precisa de movimento para manter a mente saudável.

Priorize relacionamentos benéficos

O primeiro sinal de que algo está errado com nossa mente costuma ser a vontade de isolar-se, e aí é um círculo vicioso. As relações sociais são uma das partes mais importantes para se manter a saúde mental, afinal de contas, o ser humano é um animal social.

É preciso cultivar amizades, frequentar ambientes diferentes do trabalho e da casa, além de cultivar seus relacionamentos amorosos e familiares. Só é preciso um cuidado para identificar relacionamentos abusivos, que têm um poder muito grande de desestabilizar a saúde mental do indivíduo.

Durma bem

Outro pilar da saúde mental é o sono saudável. Um adulto precisa dormir, pelo menos, 6 horas por noite, sendo o ideal de 7 a 8. Desenvolver uma rotina com horários certos para dormir e acordar ajuda, inclusive, a melhorar quadros de transtorno mental, levando a uma recuperação mais rápida quando aliada aos tratamentos adequados.

Faça terapia

A ideia de que apenas algumas pessoas precisam de terapia já ficou no passado. Todos nós temos questões que requerem ajuda profissional, como problemas de autoestima, agressividade, insegurança etc. A psicoterapia então, é indicada para melhorar a relação do indivíduo consigo mesmo e, assim, alcançar um estado mental saudável.

Não tenha medo de pedir ajuda

Mesmo com todos os cuidados que passamos, por vezes algum desequilíbrio da vida acontece e aí a saúde mental fica comprometida. Nesses momentos, é importante não hesitar em procurar ajuda de um psiquiatra e um psicoterapeuta, que são os profissionais que têm a formação para ajudar você a recobrar seu bem-estar e qualidade de vida.

Gostou das dicas? Então ajude mais pessoas a cuidarem da saúde mental compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

Categorias: Bem estar