Entenda como superar os problemas de autoestima com esses 5 hábitos!

4 minutos para ler

Quem sofre com problemas de autoestima pode se sentir diante de um beco sem saída, mas as coisas não são bem assim. Na verdade, existem formas de encontrar uma solução para isso, bastando ter uma atitude decisiva.

Eles podem impactar negativamente várias áreas da vida. Além de fazer você se sentir mal, prejudica o seu rendimento no trabalho e o relacionamento com as outras pessoas. Há o risco de entrar em um ciclo vicioso de negatividade que somente trará malefícios.

Você está sofrendo com problemas de autoestima? O primeiro passo para resolvê-los é entender que você não está sozinho. Ao seu redor, existem diversas soluções que podem ajudar a reverter esse quadro. Por isso, comece incluindo estes cinco hábitos em sua rotina.

1. Enxergue-se com objetividade

A maioria dos problemas de autoestima são alimentados por ideias erradas que temos de nós mesmos. Ao repeti-las com frequência, acabam se tornando verdades. O que você precisa fazer para solucionar isso é contestá-las.

Enxergue a sua fonte de baixa autoestima e comece a contestar sua natureza. Caso seja um pensamento de que você não é bom o bastante no seu trabalho, procure se lembrar de suas qualificações e episódios em que você resolveu problemas complexos. Encare cada afirmação com objetividade.

2. Aumente a sua consciência no dia a dia

As dificuldades com a autoestima se agravam quando ficamos presos em uma sequência de pensamentos ruins sem fim. Para neutralizá-los, é importante se sustentar no momento, no agora. Tome nota de onde você está, o que você está fazendo, quem está com você, entre outros.

Pode parecer um exercício simples, mas é decisivo para você se livrar de pensamentos negativos. Aliás, essa é a base por trás do sucesso de técnicas como a meditação.

3. Pratique a gratidão

Encontrar coisas boas no dia a dia é algo essencial para se sentir bem consigo mesmo. Para ter mais chances de sucesso nisso, você precisa aprender a praticar a gratidão com frequência. Olhe ao seu redor e procure por motivos para agradecer várias vezes ao dia.

Pode ser algo pequeno, como comer um bolo gostoso ou algo maior, como ter uma conversa proveitosa com um amigo. Para ajudar, crie um diário e registre cada um desses motivos de gratidão. Agradeça as pessoas e também retribua os favores.

4. Defina objetivos concretos e alcançáveis

Quem não se sente capaz precisa redescobrir a própria capacidade de ter sucesso. A melhor forma de fazer isso é estabelecendo objetivos a serem alcançados. É importante que eles sejam realistas e possíveis, além de trazerem benefícios à sua vida.

Experimente fazer uma lista de metas para o futuro a curto e médio prazo. Procure dividi-los em partes menores para que a sensação de conquista aumente conforme você avança.

5. Peça ajuda

O ser humano é uma criatura social e a solução de vários de seus conflitos vem do contato com outras pessoas. Não se acanhe de pedir ajuda a alguém próximo para enfrentar os seus problemas, já que isso será decisivo para resolvê-los.

Sim, sabemos que é difícil se abrir sobre o que você sente, mas encare de forma objetiva. O melhor a se fazer nesse momento é se cercar de pessoas que você gosta e procurar a ajuda de um profissional da área, ele saberá a melhor forma de ajudar você. 

Resolver problemas de autoestima consiste em cuidar melhor de si próprio e entender o que é verdade e o que é exagero. Siga as dicas acima para caminhar em direção a uma solução.

Sempre que o assunto é saúde mental, pode surgir aquela dúvida de como encontrar o profissional ideal para tratar o seu caso. Veja aqui no blog como escolher um psiquiatra de confiança.

Dra Karine Cunha

Sobre

O blog Dra Karine Cunha oferece os melhores conteúdos dedicados à saúde mental.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This