Dra. Karine Cunha

Fumar cigarro é uma prática comum em todo o mundo, e há anos sua indústria tem grande força em nosso País. Isso ocorre porque a nicotina é uma das substâncias mais potentes para provocar dependência física, além da dependência psicológica.

Em contrapartida, a descoberta dos inúmeros malefícios causados pelo fumo impulsiona milhares de pessoas a largarem o hábito. Mas essa não é uma tarefa fácil, sendo necessária alguma ajuda nessa empreitada.

Neste texto vamos dar várias dicas para você que quer largar o cigarro. Quer saber como parar de fumar? Acompanhe!

Os benefícios de se largar o cigarro

Os benefícios de abandonar o hábito de fumar começam a aparecer em poucos minutos  após a finalização do uso do cigarro. Sinais vitais como a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos voltam à normalidade em apenas 20 minutos.

O risco cardiovascular, ou seja, a probabilidade de sofrer eventos como infartos e acidentes vasculares, começa a ser reduzido logo após as primeiras 24 horas em que se larga o cigarro.

Os sentidos como o olfato e o paladar melhoram significativamente, além da maior facilidade de respiração e redução do cansaço e do número de infecções que podem ocorrer nos pulmões. Ou seja: todo o seu organismo se beneficia e você começa a se sentir mais disposto e saudável! Vamos às dicas?

1. Restrinja o lugar onde fuma e crie metas

Quando você não se permite fumar em certos locais, fica mais difícil encontrar oportunidades de ceder ao cigarro, Este pode ser o seu primeiro passo para finalmente largar o tabaco de vez.

Além disso, pouco a pouco você consegue eliminar o cheiro do cigarro dos locais onde você frequenta. Assim, é possível dissociar o cheiro à memória de fumar e reduzir o número de cigarros por dia.

Outro ponto importante é traçar metas diárias, semanais ou mensais, sempre observando aquilo que você é capaz de suportar, sem gerar um excesso de estresse ou ansiedade. Suba um degrau de cada vez.

2. Invista em atividades prazerosas e diminua o estresse

Substitua os momentos em que você utiliza o cigarro por momentos em família, fazendo atividades que você gosta e que dão prazer. É mais fácil lembrar-se de fumar quando estamos em casa sozinhos e em momento de tristeza e depressão.

Não utilize o tabaco como válvula de escape, busque melhorar sua autoestima e bem-estar. Passe mais momentos com as pessoas e compartilhe sua vontade de parar de fumar com elas — assim, poderão ser aliadas essenciais em sua batalha.

3. Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos podem substituir o papel do cigarro para o seu cérebro. Isso acontece porque se exercitar libera substâncias químicas que geram uma sensação de prazer e bem-estar.

Portanto, comece a investir em atividade físicas que você faça com prazer — elas não só transformarão a sua vida para melhor, mas também darão mais disposição e saúde.

4. Procure a ajuda de um psiquiatra especialista

Só um médico especialista pode auxiliar corretamente na busca por se livrar do tabaco. Além disso, existe uma vasta gama de medicações que podem corroborar com esse processo.

​E aí, curtiu o nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre como parar de fumar? Então, compartilhe este post nas redes sociais e deixe todos os seus amigos por dentro dos nossos conteúdos!

Categorias: Bem estar