Depressão

O Que é?

A depressão é caracterizada principalmente por aversão a atividades que causavam alegria no passado. É um quadro possível de ser detectado ao prestar atenção no comportamento, como é o caso de alguém que abre mão de um hobby que antes gostava muito. Essas pessoas costumam se sentir vazias, sem emoções, com alta carga de culpa e impotência.

Sintomas:

A depressão costuma se manifestar de diferentes formas, causando sintomas que vão além da tristeza emocional. Alguns deles são: distúrbios do sono, dificuldade de concentração, perda de energia, tristeza profunda, baixa autoestima e dores no corpo.

Tratamento:

Como qualquer outra doença, a depressão tem tratamento. Um dos principais motivos de agravamento da doença é não dar a atenção devida a ela, esperando que “passe sozinha”. Não caia nesse erro.
É importante frisar que nada deve ser feito sem a orientação médica.
Busque o aconselhamento de um psiquiatra, que será capaz de diagnosticar adequadamente o seu quadro e receitar o tratamento adequado para as suas necessidades.
O tratamento contra a depressão geralmente é conduzido em conjunto, por um psiquiatra e um psicólogo. A escolha dos medicamentos e metodologias empregados para levar o paciente à cura dependerão do quadro específico dele.

Você tem alguma pergunta? Mande um e-mail para nós. Clique aqui.

CRM 97.264

Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina) com residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPQ – FMUSP).

CONSULTÓRIO:

Rua Maria Figueiredo 595 conj. 63/64 Paraíso, São Paulo SP