Insônia

O Que é?

A insônia é um problema muito comum e afeta a vida de milhares de pessoas. Ela é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono ou de se manter adormecido. E ela não afeta apenas as nossas noites, mas também a produtividade no dia a dia.

Você se prepara para dormir, mas o sono simplesmente não vem. E, com isso, surge uma enorme frustração. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que a insônia pode ter várias causas e tratamentos bastante efetivos.

Causas:

A insônia pode ser classificada como primária, ou seja, quando não ocorre devido a nenhuma doença, ou secundária, quando causada por alguma patologia. É preciso entender quais são as causas desta dificuldade para dormir, estabelecer um correto diagnóstico e um tratamento eficiente.
Vários fatores podem alterar a qualidade do seu sono, os mais comuns são estresse e depressão, mudanças hormonais, abuso de drogas lícitas e ilícitas, maus hábitos de sono, mudanças de
fuso horário, envelhecimento e uso por muito tempo de medicações para dormir.

Tratamento:

Quando a insônia não é causada por doenças é possível solucionar este problema rapidamente, apenas com mudanças de alguns hábitos que atrapalham a qualidade do nosso descanso.
É possível começar transformando o seu quarto em um ambiente calmo e aconchegante. Evite que luzes acesas e barulhos possam te atrapalhar. E o mesmo também vale para os aparelhos de televisão. Desligue o celular, seu uso antes de dormir pode te atrapalhar a cair no sono.
Faça exercícios físicos regularmente, eles aliviam o estresse e melhoram a qualidade da sua noite de sono. Coma alimentos mais saudáveis e leves antes de dormir, e tente deitar e acordar mais cedo.
Caso a insônia persista, procure um psiquiatra que possa te orientar corretamente no enfrentamento desse problema.

Você tem alguma pergunta? Mande um e-mail para nós. Clique aqui.

CRM 97.264

Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina) com residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPQ – FMUSP).

CONSULTÓRIO:

Rua Maria Figueiredo 595 conj. 63/64 Paraíso, São Paulo SP